Durante a turnê do Heaven and Hell em 2009, Ronnie James Dio sentia dores intensas e não sabia o motivo.
Ele e sua esposa Wendy foram a um especialista em Beverly Hills quando Dio sofria de indigestão crônica. Em uma nova entrevista ao Los Angeles Times, ela disse que o médico pediu um exame de coração, mas o câncer que estava se espalhando continuou sem ser detectado.
Com os exames limpos, ele saiu em turnê para divulgando o álbum The Devil You Know, que foi lançado naquele ano.
“Não sabíamos que aquela seria a última turnê”, disse o colega Geezer Butler no documentário Dreamers Never Die. “Antes de subir no palco, ele ficava deitado algumas noites com uma dor terrível no estômago.”
“Ronnie não queria dar um tempo”, Wendy conta ao Times. Na verdade, ela diz que Dio já havia enviado o equipamento do Heaven and Hell de volta para o exterior em antecipação a mais shows.
A turnê terminou em 29 de agosto de 2009, no House of Blues em Atlantic City, N.J. – e Dio nunca mais apareceu no palco.
Dio foi finalmente diagnosticado quando a dor ficou muito intensa e ele resolveu buscar uma segunda opinião. Então o médico veio com um péssimo prognóstico: “Este médico disse: ‘Não há nada que possamos fazer por você. Você deveria ir para casa e colocar suas coisas em ordem’”, lembra Wendy. “Foi horrível. Voltamos para o hotel e choramos muito — e então recebi uma mensagem dizendo que tínhamos uma consulta no MD Anderson.”
Então, segundo ela, Dio recebeu uma ajuda de Tony Martell da Fundação T.J. Martell, que garantiu uma consulta na unidade do Texas. Desta vez, Dio recebeu um prognóstico mais otimista e um plano de tratamento foi colocado em prática. Isso ajudou a prolongar sua vida, mas infelizmente não curou o câncer. Dio entrou em coma e morreu em 16 de maio de 2010.
LEIA TAMBÉM: O canto do cisne de Dio em ‘The Devil You Know’ do Black Sabbath
Via: Wiki Metal