O cantor Ronnie James Dio começou sua carreira musical no campo profissional com o Elf, porém, o grupo não levantou grande voo. O cenário mudou para melhor quando se juntou ao virtuoso guitarrista Ritchie Blackmore para dar vida ao Rainbow.
A partir daí, o sucesso foi uma constante em sua carreira, com destaque para parceria com o Black Sabbath, que gerou frutos como Heaven And Hell (1980) e Mob Rules (1981). Em carreira solo, Ronnie criou obras musicais tais quais Holy Diver (1983), The Last in Line (1984) e Sacred Heart (1985).
Portanto, Ronnie James Dio não era nenhum aventureiro na música pesada. Ele entendia do riscado e foi uma das bases sólidas do heavy metal.
Dito isso, em 2009, pouco antes de morrer de câncer de estômago em maio de 2010, o vocalista bateu um papo com o pessoal do Blabbermouth e contou quais eram as suas 5 músicas de heavy metal favoritas.
War Pigs, hino do Black Sabbath, foi a primeira canção citada pelo roqueiro. Ele disse: “Essa letra foi do Geezer. Ela se destaca porque era um protesto contra pessoas que estavam criando guerras, e eles nunca tinham ouvido isso antes. É um título estranho, não é? Mas você simplesmente junta tudo e fica muito inteligente. Musicalmente, ela foi muito bem escrita”.
A lista de Dio seguiu com a genial Smoke On The Water, do Deep Purple, faixa presente no sexto trabalho de estúdio do grupo inglês, que saiu em março de 1972.
“Ritchie [Blackmore] escreveu um riff que todos nós podemos tocar! Ele é muito simples, mas é um riff magnífico. Eu simplesmente acho que é um dos maiores clássicos de todos os tempos. Quando a ouço, me lembro daquele momento da minha vida. É uma música muito importante para mim”.
Muita gente poderia imaginar um som da década de 1980 do Judas Priest na lista, todavia, o artista preferiu escolher a música Nostradamus, faixa-título do décimo sexto disco do conjunto.
Outra canção bastante improvável na lista de Dio foi Spoonman, do Soundgarden, que é um grupo do movimento grunge, ou seja, foge bastante, apesar de seu peso, da jurisdição metal.
“Eu simplesmente acho que é uma ótima música! É uma música tão incomum do álbum Superunknown. Eles escrevem de forma bem diferente, mas ainda mantêm as influências dos caras do hard rock e do heavy metal de antes”.
Por último, mas não menos, Ronnie escolheu a poderosa Enter Sandman, do Metallica. A faixa é o open track do Black Album, disco que vendeu mais de trinta milhões de cópias ao redor do globo.
“É simplesmente uma música perfeita e bem tocada! E ela saiu no momento perfeito. Todos esperavam algo diferente, ou algo parecido em relação ao seu catálogo antigo, mas chegaram com algo muito, muito diferente. É uma ótima música”.
Via: RockBizz
