Em 25 de maio de 2004, SlipKnot lançou Vol. 3: (The Subliminal Verses), o terceiro álbum de estúdio da carreira. Único álbum da banda produzido por Rick Rubin, o disco obteve grande êxito comercial e alcançou números significativos.
A fase desse disco foi conturbada devido aos problemas de relacionamento interpessoal bem documentados entre os nove membros da banda, fama e pressão crescentes após os sucesso do antecessor IOWA (2001), as bandas paralelas como Stone Sour (do Corey Taylor), To My Surprise (do Shawn Crahan) e Murderdolls (do Joey Joridson) e problemas com drogas.
No entanto, superando a si mesmos e todos esses obstáculos; o Vol. 3 (The Subliminal Versus) foi um sucesso, e marcou a carreira da banda com muitas conquistas, além de consolidar o nome SlipKnot como a banda de metal definitiva de sua era.
Veja algumas curiosidades do disco que completa 21 anos neste domingo:
Grammy de Melhor Performance de Metal
A canção “Before I Forget” rendeu o Grammys na categoria Melhor Performance de Metal, em 2006. A banda concorreu com os indicados “The Great Satan”, do Ministry; “Determined”, do Mudvayne; “Mein Teil”, do Rammstein e “What Drives the Weak”, do Shadows Fall. O fato marcou a primeira vitória da banda no Grammy após seis indicações. Esse também foi o primeiro videoclipe em que a banda se apresenta sem as máscaras e macacões.
A energia do metal em plena televisão aberta
Em 2004, segundo ano do Jimmy Kimmel Live! no ar, a banda esteve no programa para divulgar o álbum. A participação foi rápida mas contou com uma entrevista divertida, com Corey Taylor e Joey Jordison. A presença dos fãs no estúdio chamou atenção, levando a energia do heavy metal em plena televisão aberta.
Obstáculos na gravação do álbum
Desde o momento em que os membros do Slipknot se reuniram em Los Angeles para começar a trabalhar no disco, a desordem era constante. Ninguém se dava bem e praticamente ninguém se importava. Paul Gray tinha muitas ideias para músicas, mas estava tão debilitado pelo vício em heroína que mal conseguia gravá-las. O vocalista Corey Taylor era alcoólatra e se recusou a entrar no estúdio por semanas. Joey Jordison se perdeu em sua própria euforia química quando viu que ninguém estava pronto para trabalhar. Então, o percussionista Shawn Crahan interveio e colocou a banda em ordem.
Composição entre melhores amigos
O álbum foi composto em grande parte por Paul Gray, morto em 2010, e pelo baterista Joey Jordison, expulso da banda em 2013 e morto em 2021. Em entrevista à Revolver Magazine, após a morte de Paul Gray, Corey comentou: A primeira vez que ouvi ‘Vermillion’, fiquei arrepiado. Foi essa música que me deixou animado para o Vol. 3. E agora, ouvi-la só em forma de demo, com ele e o Joey tocando”. Na mesma entrevista, Shawn comentou: “Quando ele escreveu ‘Vermillion’, você sentiu a dor dele. Você sentiu a luta, sentiu os momentos difíceis”.
SlipKnot em sua fase mais experimental
Vol. 3: The Subliminal Verses não só é um álbum experimental, como também aborda temas que incluem raiva, descontentamento e psicose, sendo o primeiro álbum do Slipknot que não possui o selo Parental Advisory – aviso em gravações de áudio que contêm conteúdo explícito. Nesse disco, as letras são muito menos explícitas em termos de palavrões e temas obscuros, tornando-se um marco na carreira da banda.
LEIA TAMBÉM: Slipknot: O trágico 24 de Maio, 15 anos da morte de Paul Gray
Via: Wiki Metal