Terry Reid, vocalista convidado a se juntar ao Led Zeppelin e Deep Purple, morreu aos 75 anos. A notícia foi confirmada por sua gravadora, Cleopatra Records, uma semana após o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a pagar as despesas médicas de Reid enquanto ele lutava contra o câncer.
O comunicado diz: “A Cleopatra Records lamenta a morte de Terry Reid, um dos maiores vocalistas da década de 1960 e também um grande amigo da gravadora”.
E acrescenta: “Embora Terry seja provavelmente mais lembrado pelas coisas que não fez – se juntar ao Led Zeppelin e ao Deep Purple, por exemplo, apesar de ter sido convidado – a carreira que ele seguiu teve muitos destaques, e ficamos muito felizes quando Terry se juntou à família Cleopatra, participando de tributos ao Pink Floyd, Badfinger, The Beatles e The Who, e soando tão fenomenal em seus últimos anos quanto em sua juventude”.
Terry Reid nasceu em 1949 na vila de Little Paxton, em Cambridgeshire. Ele ganhou destaque no início da década de 1960, quando, aos 17 anos, um prodígio vocal, sua primeira banda, Peter Jay and the Jaywalkers abriram para os Rolling Stones, Ike & Tina Turner e The Yardbirds em sua turnê de 1966 pelo Reino Unido. Contratado pelo produtor/empresário Mickie Most, ele lançou seu primeiro álbum solo, Bang Bang, You’re Terry Reid, em 1968.
Apesar de excursionar com Cream, Fleetwood Mac, Jethro Tull e outros, a carreira solo de Reid não prosperou, e é possível que ele injustamente entre para a história como “o homem que recusou o Led Zeppelin”, uma descrição que não conta totalmente a verdade da história.
“Eu era muito amigo de Keith Richards, dos Rolling Stones”, disse Reid à Classic Rock. “Keith me convidou para abrir para os Stones nos Estados Unidos, mas logo depois Jimmy [Page] quis que eu me juntasse à sua nova banda [New Yardbirds].
“Eu estava dividido. No fim, coloquei a bola na quadra do Jimmy. Eu disse: ‘É melhor você falar com o Keith e dizer a ele que eu não vou’. Mas o Jimmy engoliu a seco. Ele disse: ‘Não vou deixar ele me dar um tiro na perna’. Mesmo assim, Keith tinha uma reputação. Então acabei indo para os Estados Unidos com os Stones. Cheguei a tocar com eles em Altamont”.
Reid, no entanto, recomendou Robert Plant e John Bonham para Page depois de dividirem o palco com a banda pré-Zeppelin, The Band Of Joy, em várias ocasiões.
Embora a carreira solo de Reid nunca tenha alcançado o auge de nenhuma das bandas, ele permaneceu ativo e produziu dois álbuns clássicos: River, de 1973, e Seed Of Memory, de 1976.
Via: RockBizz
