Menu

The Who não ensaia, só improvisa e é a maior banda de rock do mundo, segundo Zak Starkey

2 horas ago


Em abril de 2025, o veterano The Who demitiu o baterista Zak Starkey após relatos de brigas com Roger Daltrey, as quais se tornaram claras durante apresentações da banda no Royal Albert Hall em Londres.

Depois disso, o grupo voltou a recontratar o músico e a demiti-lo poucos dias depois. A situação pegou mal na mídia e causou um mal-estar entre Roger Daltrey (vocal) e Pete Townshend (guitarra e vocal) e Zak.

Agora, em conversa com a Spin, Starkey falou sobre a experiência de trabalhar com o The Who por quase trinta anos. Ele explicou a abordagem não convencional da banda em relação à preparação para os shows ao vivo.

“O The Who não faz aquecimento. Nós nem ensaiamos”, contou Zak. “E eles são a maior banda de rock n’ roll do mundo. Eles nunca tocam nada igual duas vezes. É tudo improvisação. Não existe outra banda como eles”.

O filho de Ringo Starr (The Beatles) completou enaltecendo o trabalho de Pete Townshend, que é uma das maiores mentes criativas do rock.

“Pete elevou o nível a um ponto tão alto que todos os outros músicos são apenas uns idiotas ensaiados demais. A maioria das bandas acha que um ótimo show é quando eles tocam tão bem quanto tocaram nos ensaios. Para o The Who, a ideia é: ‘Aconteça o que acontecer’. Isso é muito parecido com o bebop, só que em uma linguagem do rock n’ roll”.

Apesar da rejeição da banda em impor um perfil de perfeição aos seus shows, os caras possuem um nível técnico assombroso. A diferença, talvez, se volta ao fato de focarem suas habilidades às músicas e não em uma satisfação do ego e vaidade.



Via: Rockbizz