Menu

Zakk Wylde: a história por trás de um dos maiores guitarristas do metal

Wiki Metal 10 meses atrás


Zakk Wylde

Jeffrey Phillip Wielandt nasceu no dia 14 de janeiro de 1967. Mundialmente conhecido como Zakk Wylde, o guitarrista foi o responsável por dar vida a uma série de músicas de diferentes grupos e projetos.

Natural de Bayonne, Nova Jersey, o músico iniciou cedo sua história dentro do mundo da música. Seu primeiro contato com a guitarra, instrumento que viria a dominar, aconteceu aos oito anos de idade.

No início, ele tocava em locais pequenos com bandas nada conhecidas e seu primeiro grande trabalho, e que viria também a ser um de seus principais, aconteceu em 1987.

Ele passou a fazer parte da banda de apoio de Ozzy Osbourne, mas foram poucos os anos em que Wylde participou do grupo entre o final da década de 1980 e 1990, uma vez que o Madman anunciou sua que queria se aposentar pouco tempo depois.

Neste meio tempo, o projeto de curta duração, Pride & Glory, tomou forma e trazia em seu line-up o atual baixista do Megadeth, James LoMenzo e o baterista Greg D’Angelo, ambos da banda de hard rock White Lion.

Em 1994, lançaram seu único álbum, auto-intitulado, com a banda se desfazendo no mesmo ano.

O encerramento da carreira de Osbourne não aconteceu, e em 1995, fez parte o álbum Ozzmosis, mas é necessário admitir que o trabalho de maior sucesso fruto da colaboração Wylde e Osbourne é o registro No More Tears, lançado em 1992.

Após este lançamento, Joe Holmes passou a assumir o cargo anteriormente de Wylde.

Foi apenas em 2007 que o mesmo voltou a ser creditado nos trabalhos do Príncipe das Trevas, desta vez, com o álbum Black Rain. Seu trabalho mais recente com o vocalista é Patient Number 9, de 2022.

O guitarrista também chegou perto de integrar o Guns N’ Roses. O cenário para a banda não era dos melhores, com brigas entre os integrantes e trocas de membros.

Em 1995, ele recebeu um telefonem de Axl Rose convidando-o para tocar com eles e fazer alguns ensaios, mas a oportunidade acabou por não se concretizar.

Mudando por completo com relação a o que vinha fazendo enquanto trabalhava com Ozzy Osbourne, ele lançou, em 1996, seu trabalho solo, intitulado Book Of Shadows.

O período em que esteve fora da banda de apoio de Ozzy Osbourne não foi desperdiçado. Zakk Wylde, em 1999, fundou outro de seus principais trabalhos, o Black Label Society, banda esta que está na ativa há mais de vinte anos.

Atualmente contando com seu líder nos vocais, guitarra e piano, John (JD) DeServio no baixo, Jeff Fabb na bateria e Dario Lorina na guitarra rítmica, o grupo tem uma vasta discografia.

Em 2022, o Pantera anunciou uma turnê de reunião em tributo à Vinnie Paul Dimebag Darrell. Mesmo que não tenha sido a primeira opção a ser considerada para ocupar a vaga, Zakk Wylde tornou-se o guitarrista do projeto, com quem veio ao Brasil no mesmo ano, para a primeira edição do Knotfest Brasil.

Além dele, a banda é, atualmente, formada por Philip Anselmo (vocal) e Rex Brown (baixo) e Charlie Benante (bateria).

Ele ainda afirmou que não planejam gravar novas músicas. Sobre o tema, o guitarrista explicou em uma entrevista à Loudwire: “Obviamente, se algum dia fizéssemos alguma coisa, seria com um nome diferente, você sabe o que quero dizer. Como Jimmy Page tocando com Paul Rodgers, são The Firm. Eles não vão sair como o Led Zeppelin.”

Em junho de 2024, o guitarrista volta ao Brasil para performances no festival Best Of Blues And Rock. Com edições no Rio de Janeiro, em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, os ingressos já estão disponíveis no site da Eventim.

Ele traz seu projeto Zakk Sabbath, que conta com músicas cover do Black Sabbath, e tem Rob “Blasko” Nicholson no baixo e Joey Castillo na bateria.

Atualmente, o grupo conta com dois álbuns em sua discografia, Vertigo, de 2020 e Doomed Forever Forever Doomed, lançado em 2024.

Zakk Wylde é reconhecidamente um dos maiores músicos dentro da história do metal, marcando a história da música para sempre.

LEIA TAMBÉM: Entrevista Zakk Wylde: inteligência artificial na música, Zakk Sabbath e Brasil



Via: WikiMetal

Comentar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *